Lombalgia, quais as causas? A famosa dor nas costas!
Lombalgia/Dor nas costas sua prevalência e conceitos atuais.
A crise de dor na região da lombar, famosa lombalgia, é extremamente frequente, mais de 50% da população irá ter uma crise de dor nas costas em algum momento da sua vida, sendo que destes, as causas mais graves como os que acometem a coluna lombar, podem ocorrer com a possibilidade de cronificação em pelo menos 14,7%, causando grande debilidade e perda da qualidade de vida ao paciente. A lombalgia é definida como toda dor e desconforto localizados entre a margem inferior da ultima costela e a prega glútea inferior, com ou sem dor na perna, quando ocorre dor nas pernas chamamos de lombociatalgia. Em 60% dos casos pode haver dor irradiada para o membro inferior, e esse quadro é chamado popularmente de dor no ciático, que pode ser de origem devido uma compressão radicular (exemplo: compressão por hérnia de disco, artrose facetária, cisto facetário, canal estreito lombar, lesões tumorais, etc.) ou referida (exemplo: dor miofascial), aquela que ocorre devido uma dor muscular por contratura da musculatura paravertebral..
Quais são as causas de dor lombar/lombalgia?
A principal causa de dor lombar é sem dúvidas muscular, o uso excessivo e de forma incorreta de toda a musculatura da região lombar é disparado a causa mais frequente nos consultórios, é um desafio para profissionais que não médicos especialistas em coluna ou médicos especialistas em dor, pois demanda um conhecimento fino das diversas síndromes musculares, síndrome do piriforme, síndrome do quadrado lombar, síndrome dos glúteo médio ou mínimo, sendo que muitas das síndromes de contratura muscular simulam até mesmo hérnias de disco.
Outra causa importante é a de origem osteo-ligamentar, ou seja da coluna lombar propriamente dita, parte de disco intervertebral, osso e articulações outras.. A coluna lombar é constituída de diversos elementos que são primordiais para a nossa locomoção e para as tarefas diárias, o seu uso em conjunto com todo o aparato muscular é a chave para o correto funcionamento da região lombar. É a origem da dor lombar em pacientes com musculatura lombar fraca, excesso de peso, que utilizam de posturas inadequadas no trabalho ou no dia a dia, e tabagista.
Causas menos comum mas que podem levar a quadros de dor lombar são síndromes vasculares como aneurismas de aorta abdominal, vasculites, insuficiência vascular e patologias da região abdominal como apendicite, cálculo renal, entre outras.
Causas de Dor Lombar Aguda
As dores de forma aguda ou em crises, não as mais frequentes, e a principal causa é a contratura da musculatura da região lombar. O uso inadequado durante o dia no trabalho, carregando pesos, realizando movimentos repetitivos, postura inadequada, muito comum o uso de cadeiras no trabalho que não possuem encosto para o repouso da região lombar, podem levar a crises de dor. Elas surgem geralmente no meio da realização de algum esforço mais acentuado como pegar um objeto no solo, pegar uma criança no chão ou no meio da realização de movimentos já repetitivos como em caldeiras e linhas de montagem, e podem formar um caroço no local do músculo, sinalizando justamente a contratura da musculatura. https://www.drpauloricardo.com.br/artigo/hernia-de-disco-lombar/
Hérnia de disco, esta é outra causa de dor aguda lombar, mas muito mais grave. A hérnia de disco lombar é uma situação de extrema importância, algo que o paciente nunca mais esquece, devido a forte dor causada, de forma súbita. São pacientes geralmente sedentários com musculatura fraca na região lombar e que acabam por sobrecarregar a coluna lombar. Eles relatam uma dor leve e crônica na lombar, que corresponde ao disco já com sinais de desgaste, e que quando foi pegar um objeto pesado, inclinando para frente, ou foi realizar alguma atividade física, ocorreu uma forte dor e essa dor agora irradia para a perna, o que chamamos de lombociatalgia.
O quadril é uma causa esquecida mas é sem dúvida associado a coluna lombar, em uma incidência semelhante uma das causas mais encontradas de dor lombar, principalmente em mulheres de meia idade e que vão realizar algo como subir escada, se levantar, qualquer atividade que utilize o quadril como estabilizador do movimento.
Causas menos comum de crise de dor lombar são o cálculo renais, crises de dor importante geralmente com irradiação para região genital, geralmente recorrem ao pronto socorro de forma recorrente. Outra causa é a colecistite, a famosa pedra na vesícula, é incomum mas pode ocorrer dor lombar. Outras causas são as de origem vascular, como o aneurisma de aorta abdominal, algo bem perigoso, importante e de difícil diagnóstico por ser incomum no pronto socorro e que pode levar ao óbito se não diagnosticado e tratado com brevidade.
Causas de Dor Lombar Crônica
Aqui encontramos as principais causas de dor relacionadas a coluna lombar:
- Canal Estreito lombar ou Estenose de Canal Vertebral. https://www.drpauloricardo.com.br/materias/estenose-do-canal-vertebral-lombar/
- Artrose Facetária ou Artrite Facetária.
- Doença Degenerativa do Disco Intervertebral ou Discopatia Degenerativa.
- Espondilolistese ( Vértebra que escorrega sobre a outra).
- Fraturas Osteoporóticas ( Causam colapso da vértebra.)
- Tumores da Coluna ( Benignos ou Malignos).
Outra causa muito comum de dor lombar e pouco diagnosticada é a de origem do quadril, esta devido a processos inflamatórios na região, como toda a musculatura da lombar trabalha em conjunto com a região glútea e quadril de uma forma dinâmica e interdependente, este quando afetado pode causar do lombar com irradiação para perna, idêntico a uma hérnia de disco:
- Bursite Trocantérica
- Sacroileíte ( Inflamação da Articulação Sacroilíaca do Quadril)
- Síndrome do Impacto Femoroacetabular
- Epifisiólise
Como identificar e tratar?
A dor na coluna lombar ou na região lombar é um desafio para o correto diagnóstico e consequente tratamento. Vemos uma quantidade enorme de pacientes que estão por ai sem o correto diagnóstico e tratamento, ou mesmo orientação para buscar um melhor qualidade de vida. O diagnóstico correto começa com uma boa avaliação do paciente e um bom exame físico, dificilmente um médico com formação especializada em coluna ou dor deixará de fazer o correto diagnóstico. Quando não existir necessidade de procedimento cirúrgico de maior ou menor porte, tratamento conservador é indicado, e este se baseia na realização de massoterapia, hidroginástica, hidroterapia, fisioterapia, acupuntura, entre outras alternativas.